Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MACUNAÍMA

Macunaíma é um filme brasileiro, de 1969, do gênero comédia, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, e baseado na obra homônima de Mário de Andrade. O roteiro foi escrito pelo próprio diretor; a trilha sonora é Jards Macalé, Orestes Barbosa, Silvio Caldas e Heitor Villa-Lobos; a fotografia, de Guido Cosulich e Affonso Beato; o desenho de produção, de Anísio Medeiros, os figurinos, de Anísio Medeiros, a assistência de direção de Carlos Alberto Prates Correia, e a edição, de Eduardo Escorel.

Macunaíma é um dos grandes personagens da carreira de Grande Otelo e o filme traz um elenco de atores renomados.

O filme começa com o parto de Macunaíma, um herói preguiçoso. De tão preguiçoso, ele só começa a falar aos seis anos de idade. Na metade do filme, Macunaíma (interpretado por Grande Otelo) muda de aparência, sendo substituído por Paulo José. Outra personagem marcante é Ci, vivida por Dina Sfat, que no filme se torna uma guerrilheira.

O filme permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia (escrita na primeira metade do séxulo XX), com aparição de vários personagens do folclore brasileiro, tais como o Caipora.

Em sua mais nova versão, relançada em DVD no ano de 2006, a obra vem com um documentário sobre a construção da cidade de Brasília, também dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Um documentário que em 1967 foi censurado pelo conteúdo político.

Elenco

Principais prêmios e indicações

Festival de Brasília 1969. Venceu nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho).

Festival Internacional de Mar del Plata 1970 (Argentina) Venceu na categoria de melhor filme.

Venha prestigiar mais um clássico nacional.
Duração 110 minutos, Classificação 12 anos
Senhas no local a partir de 19h30min.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010



Com Lázaro Ramos, e Premiadíssimo em diversos Festivais no Brasil e no Exterior, Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.
Vale a pena prestigiar pessoal.
Duração 93 minutos, Classificação 14 anos
Senhas no local a partir de 19h30min.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010


INVICTUS


Nesta quinta-feira 20h, o Cine Cultural Àgora do Arroio exibirá o Super Lançamento, sucesso de bilheteria em todo mundo INVICTUS.
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

Vale a pena prestigiar pessoal.
Classificação 10 anos
Senhas no local a partir de 19h30min.


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

BOA TARDE GALERA!!!

Feriadão prolongado, pessoal voltando ao trabalho bem devagarinho, mas eu não posso deixar de lembrá-los Amigos do filme desta Quinta-Feira 04 de novembro, que será o documentário premiadíssimo TERRA DEU TERRA COME, escolhido Melhor Filme na mostra Panorâmica do 38° Festival de Gramado, escolhido também Melhor Documentário Brasileiro no É TUDO VERDADE 2010. Venceu também o prêmio International Young Talent Competition - Generation DOK - em Leipzig, Alemanha.
Terra Deu, Terra Come é um filme cheio de encantos e encantamentos. Pedro de Alexina, 81 anos, comanda como mestre de cerimonias o funeral de João Batista, morto aos 120 anos. Documentário, memória e ficção se misturam para tecer uma história fantástica que retrata um canto metafísico do sertão mineiro. É preciso ver para crer.
Lembrando ao pessoal que a ENTRADA É FRANCA
e as senhas serão distribuídas a partir das 19h30min,
Classificação desta sessão é de 14 anos.



TODOS ESTÃO CONVIDADOS. ATÉ BREVE!
GRANDE ABRAÇO!!!