Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MACUNAÍMA

Macunaíma é um filme brasileiro, de 1969, do gênero comédia, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, e baseado na obra homônima de Mário de Andrade. O roteiro foi escrito pelo próprio diretor; a trilha sonora é Jards Macalé, Orestes Barbosa, Silvio Caldas e Heitor Villa-Lobos; a fotografia, de Guido Cosulich e Affonso Beato; o desenho de produção, de Anísio Medeiros, os figurinos, de Anísio Medeiros, a assistência de direção de Carlos Alberto Prates Correia, e a edição, de Eduardo Escorel.

Macunaíma é um dos grandes personagens da carreira de Grande Otelo e o filme traz um elenco de atores renomados.

O filme começa com o parto de Macunaíma, um herói preguiçoso. De tão preguiçoso, ele só começa a falar aos seis anos de idade. Na metade do filme, Macunaíma (interpretado por Grande Otelo) muda de aparência, sendo substituído por Paulo José. Outra personagem marcante é Ci, vivida por Dina Sfat, que no filme se torna uma guerrilheira.

O filme permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao tropicalismo e à luta armada que corria solta nos "Anos de Chumbo", sem perder a ligação com a obra literária na qual se baseia (escrita na primeira metade do séxulo XX), com aparição de vários personagens do folclore brasileiro, tais como o Caipora.

Em sua mais nova versão, relançada em DVD no ano de 2006, a obra vem com um documentário sobre a construção da cidade de Brasília, também dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Um documentário que em 1967 foi censurado pelo conteúdo político.

Elenco

Principais prêmios e indicações

Festival de Brasília 1969. Venceu nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho).

Festival Internacional de Mar del Plata 1970 (Argentina) Venceu na categoria de melhor filme.

Venha prestigiar mais um clássico nacional.
Duração 110 minutos, Classificação 12 anos
Senhas no local a partir de 19h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário